Kokeshi, você sabe o que é?


Kokeshi são bonecas japonesas, originárias do norte do país. Elas são manufaturadas em madeira, possuíndo um tronco simples e uma grande cabeça, pintadas com finas linhas para delinear o rosto. Seu corpo tem desenhos florais, pintados sobre fundo vermelho, preto, e algumas vezes amarelo, envernizadas por uma camada de cera. Uma marcante característica das Kokeshi é a ausência de braços e pernas.

As Kokeshi foram produzidas inicialmente pelos Kiji-shi, em Shinchi, em Tagata , de onde a técnica se espalhou para outras áreas das estâncias termais da região de Tohoku. Diz-se que estas bonecas foram feitas originalmente em meados do período Edo (entre 1600-1868) para serem vendidas como souvenires aos visitantes das fontes termais do nordeste do Japão.

Agora que vocês já sabem um pouco sobre a kokeshi vou dizer o real significado para os japoneses. Essa boneca serve como objeto de decoração, porém ela significa muito mais do que isso.

Os japoneses em especial os da ilha de Okinawa adotaram o costume de usar a boneca em cerimônias de enterro, e crêem que as crianças que morreram antes de completar 12 anos teriam sua alma fixada na boneca para não se sentirem sozinhas depois da morte.Depois colocam a boneca em cima da lápide ou guardam em casa oferecendo frutas, origamis e brinquedos para alegrar o seu espírito.

Existe uma lenda bizarra na região de Tohoku, que fala quando as vilas enfrentaram escassez de alimentos, crianças foram sacrificadas para servirem de alimentos.Tomara que seja só lenda, por essa razão as bonequinhas não possuem pernas e nem braços.



Um outro significado bacana é que as graciosas bonecas trazem sorte, felicidade e longevidade. Atualmente já se pode ver kokeshis de outros materiais, tal como porcelana.

Hellokokeshi, para fãs da Hellokitty

Nenhum comentário:

Postar um comentário