Ela nasceu em Londres, Inglaterra, está no 3º ano escolar e mora com seus pais e sua irmã gêmea, Mimi. Ela é uma gatinha branca, desenhada com linhas simples e arredondadas e é sucesso de vendas há três décadas. Estamos falando de Hello Kitty.
A empresa Sanrio iniciou suas atividades em 1960 como Yamanashi Silk Center, e era uma indústria têxtil como muitas que existem no Japão. A empresa resolveu entrar na área de produtos baratos, mas bonitinhos para presentes e criou, 1974, a linha Hello Kitty. Inicialmente Hello Kitty foi feita para ilustrar artigos para crianças pequenas e papelaria. Mas ninguém, nem a própria Sanrio, esperava que Hello Kitty logo virasse uma febre e enorme sucesso de vendas internacional.
Entretanto, era de se esperar que isso ocorresse no país dokawairashii – a valorização do “engraçadinho e bonitinho”. Além de atingir o público infantil, o público feminino passou a comprar os produtos com o desenho da gatinha.
O pesquisador Mark Schilling, que publicou um livro sobre cultura pop japonesa, supõe que o seu sucesso se deve ao fato de que no Japão muitas adolescentes e jovens adultas procuram aparentar ter muito menos idade do que realmente têm, talvez na expectativa de agradar homens que sofrem daquilo que se convencionou chamar de roricon, ou “complexo de Lolita”. De qualquer forma, o Japão está cheio de exemplos de personagens e até artistas que fazem sucesso por causa do fator kawairashii (a cantora pop Seiko Matsuda no início de sua carreira, por exemplo).
Atualmente, além de um jornal mensal chamado Ichigo Shinbun(Jornal do Moranguinho), os personagens da Sanrio são o tema de desenhos animados e de dois parques no Japão: o Sanrio Puroland e o Harmony Land. Atraindo uma média de um milhão e meio de visitantes por ano, além de performances ao vivo com a turma da Hello Kitty o Sanrio Puroland tem o Godzilla Ride 3-D. Se nos desenhos da turma da Hello Kitty são a antítese da estética da Disney, nos parque temático há uma cópia fiel de Orlando. Por ano, a Sanrio movimenta uma média de 785 milhões de dólares graças a turma da Hello Kitty – nada mal para quem começou como um mero enfeite de camisetas e sacolinhas para crianças.Publicado em 6/2000 pelo Jornal Nipo-Brasil.
Autora: Cristiane A. Sato, formada em direito pela Universidade de São Paulo, pesquisadora de mangá e animê, presidente da ABRADEMI – Associação Brasileira de Desenhistas de Mangá e Ilustrações, colaboradora de publicações sobre cultura popular japonesa, mangá e animê desde 1996. Palestrante convidada em eventos diversos no Centro Cultural Itaú, Sesi, Sesc, FAU-USP, Fundação Japão, Embaixada, Consulado Geral do Japão, etc.
Será que ajuda?
Esse 'guia das adolescentes' tenta nos ajudar nos estudos, por exemplos e em outros dramas, se você acha que adiantará ou pelo menos quer ler pra ver se é bom tente.
Autoras: Nomes não disponíveis.
Editora: Porto Editora
Descrição:
O Guia das adolescentes Hello Kitty, criado por duas jovens psicólogas portuguesas, aborda temas-chave de um período
do desenvolvimento humano normalmente caracterizado por dúvidas, inquietações e problemas. A obra acaba de chegar ao mercado através da Porto Editora.
Coisas tão diferentes como perceber por que razão o corpo está a mudar ou decidir o que vestir são abordadas de forma clara nesta obra, que dá conselhos e dicas práticas. Mas há mais: «Estudar é uma chatice?», «Estás sempre a pensar naquele rapaz?», «Não te entendes com os teus pais?». Este livro é para quem quer ter respostas para estas e outras perguntas.
Neste Guia das adolescentes Hello Kitty encontram-se bases de apoio para uma adolescência feliz: conselhos da amiga Hello Kitty, uma das personagens preferidas das jovens portuguesas, para uma adolescência que não tem de ser uma montanha de problemas.
Fontes: Cultura japonesa e Clube dos livros
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