Oshibana: você conhece?

Nascido no séc. 16 por causa da ciência, vindo da necessidade de troca de informações, o oshibana carregava uma certa aura de nostalgia. Mas atualmente ganhou um status na decoração: pode ser usado para enfeitar ambientes, objetos e até em quadros, o legal da técnica de oshibana é que parece uma pintura. 
O significado da palavra Oshibana tem origem na expressão japonesa do verbo Osu, que significa prensar, empurrar e Hana significa flor no vocabulário Japonês, por isso, na Língua Portuguesa, Oshibana quer dizer flores prensadas.

Oshibana feito em quadro

O oshibana só ganhou o status de arte no século seguinte, quando senhoras da nobreza inglesa encapavam suas bíblias e ostentavam, com orgulho, o livro sagrado ornado com flores prensadas pelas igrejas da Inglaterra.
O clima úmido contribuiu para que o Japão progredisse nas técnicas de oshibana, além de ter um povo paciente. Foi lá que Nobuo Sugino, criado em meio a uma família de botânicos, desenvolveu o método que preserva por mais tempo o brilho e cor das flores, livrando-se do amarelado promovido pela ação de fungos.
Hoje, além do caráter didático e de decorar ambientes, quadros, caixa de chá, guardanapos, pratos, entre outros objetos, o oshibana também é utilizado como terapia para muitas pessoas que apreciam flores.


Nenhum comentário:

Postar um comentário