O dia dos meninos também existe!

Tradicionalmente no dia 5 de maio comemora-se no Japão o Dias dos Meninos. Conhecido pelas gerações mais antigas como Tango no Sekku (Festival Tango) ou Shogu no Sekku (Festival das Flores de Íris), o Festival dos Meninos tornou-se feriado nacional em 1948 e foi renomeado anos mais tarde como Kodomo no Hi, ou seja, Dia das Crianças.


Apesar da mudança do nome, observa-se que a maioria das famílias japonesas ainda mantém a tradição de celebrar os meninos e não as crianças´. É costume, por exemplo, pendurar no exterior das casas flâmulas em forma de carpas voadoras, as  Koinobori, símbolo de sucesso e prosperidade. Essa crença se baseia em uma lenda chinesa, sobre uma carpa que nada rio acima para se tornar um dragão. Nos últimos anos, como mais pessoas têm se mudado para apartamentos e casas menores, essas faixas tem se tornado menores, e hoje existem até versões em miniatura para decorar as casas internamente. As pessoas também enfeitar a sala da casa com bonecos de guerreiros, os Mushaningyo.


Também neste dia, as famílias normalmente tomam banhos com folhas e raízes de íris para ter boa saúde e se proteger contra demônios. Arroz cozido embrulhado em folhas de carvalho e recheado com doce de feijão, chamado de kashiwamochi, também são servidos na ocasião.

Os samurais representam os heróis Kintaro, Shoki e Momotaro:


Kintaro: é o nome de criança de Sakata no Kintoki, um famoso samurai da Era Heian, conhecido pela sua força ainda quando menino. Dizia-se que ele montava ursos, em vez de cavalos.

Shoki (Zhong Kui): figura mitológica chinesa. Tradicionalmente conhecido como exterminador de fantasmas e espíritos malignos.

Momotaro: herói do folclore japonês que, com a ajuda de um cachorro, um macaco e um faisão, destruiu os demônios da ilha de Onigashima.

Os pais servem aos filhos chimaki (bolinhos de arroz embrulhados em folhas de bambu) e kashiwa mochi (bolinhos de arroz recheados com anko e envoltos em folhas de carvalho). O bambu, por ser resistente e o carvalho, por só perder suas folhas antigas quando as novas surgem, representam força e prosperidade também. E para beber servem o Shobu-sake (folhas de íris picadas misturadas ao sakê).

Tradicionalmente, a carpa maior representa o pai, a seguinte representa o primogênito, a abaixo desta representa o filho mais novo e por ai vai. A biruta acima da carpa maior representa um samurai. A canção tradicional do dia dos meninos:

Koinobori (Subida das Carpas)

yaneyori takai koinobori
ookii magoiwa otousan
chiisai higoiwa kodomotachi
omoshirosouni oyoideru

irakanano namito kumono nami
kasanarunamino nakazorawo
tachibanakaoru asakazeni
takaku oyoguya koinobori
hirakeruhiroki sonokuchini
funewo monoman samamiete
yutakani furuu obireniwa
mononi dousenu sugataari

O objetivo de tudo isso é encorajar a masculinidade e o êxito nas empreitadas da vida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário